sábado, 5 de abril de 2014


 Este blog tem por objetivo mostrar e relatar o Tcc do grupo de Eletrotécnica do 4º S, da ETEC Getúlio Vargas-Ipiranga, do ano de 2014.
 Após algumas reuniões do grupo, decidimos elaborar uma protótipo de uma geladeira térmica, para ser utilizada em veículos, onde o condutor desde veículo possa condicionar alimentos e bebidas, mantendo em uma temperatura segura para o consumo destes alimentos. Nossa maior preocupação foi por quem iria ser utilizada esta geladeira portátil e como otimizar o uso dela para veículos sem ocupar muito espaço, porque no inicio tínhamos em mente utilizá-la em veículos de pequeno porte.
 Depois de algumas conversas, reuniões e pesquisas de campo, decidimos focar principalmente para o uso de caminhoneiros e motorista de ônibus de viagem, que passam grande período em seus veículos em viagens longas e passam com isso muito tempo sem se alimentar ou se alimentando de forma incorreta, com alimentos industrializados ou nada nutritivos.
 Determinado então estes pontos começamos a pensar na construção deste protótipo, tamanho, forma, material utilizado como caixa refrigeradora, equipamentos elétricos para o seu funcionamento, modo de refrigerar este recipiente, como ligá-lo no veiculo, tensão de entrada, corrente elétrica consumida, potencia, quanto este equipamento iria consumir de energia, se seria realmente útil e viável, se seria aceito pelo mercado, enfim até onde valeria a pena insistir nesse projeto. Foi a partir deste ponto que começamos as pesquisas com os possíveis consumidores, motorista de ônibus e caminhões que conhecíamos, e percebemos que esse projeto poderia realmente ser muito útil.
 Pesquisamos com fornecedores e na Internet todo material que iríamos necessitar para construção do protótipo, custo dos materiais, cálculos necessário para alcançarmos a refrigeração ideal  etc.
 
                                                                COMO REFRIGERAR ?
 
Com pesquisas sobre refrigeração de pequenos ambiente, conhecemos através de pessoas envolvida na área de refrigeração e amigos que trabalham conosco a Pastilha Peltier, que é um componente termoelétrico utilizado para refrigerar ou aquecer pequenos ambientes.
 
PASTILHA PELTIER
O Efeito PELTIER descreve a capacidade de um equipamento em transformar uma corrente elétrica em absorção de calor, que pode ser observado em pastilhas termoelétricas.
As pastilhas termoelétricas de efeito PELTIER em geral utilizam o material semicondutor telureto de bismuto que é altamente dopado para criar semicondutores do tipo P e tipo N, assim um dos materiais passa a ter facilidade de receber elétrons e o outro, facilidade para doar elétrons.
http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAe5vMAL-15.jpg
Figura 01 – Circuito PELTIER
                http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAe5vMAL-16.jpg
A montagem em série de vários semicondutores positivos alternados com negativos é que permite a formação de uma bateria termoelétrica ou sistema de refrigeração termoelétrica.
Os melhores materiais termoelétricos, tem sido fabricados com os semicondutores, que são materiais de propriedades intermediárias entre os isolantes e os condutores propriamente ditos. 

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Bom dia, estou fazendo um tcc bem parecido com este, poderia fornecer a bibliografia do seu trabalho?

    ResponderExcluir